top of page

La Fête de la Musique

Atualizado: 9 de dez. de 2023

ree


Ainda que fora de época na França, me ocorreu de falar de férias de verão. Muitos de vocês sabem como países do norte esperam ansiosamente o verão. O próprio ano escolar é estabelecido a partir do fim das férias de verão, em geral em setembro. E toda a vida anual retoma a partir daí, não como aqui no Brasil, que é no começo do ano.


Como eu comentei na minha postagem anterior, a relação da França com a música é especial (e com as artes em geral, certamente). O então ministro da cultura, Jack Lang, instituiu em 1982, no dia 21 de junho, a Festa da Música, marcando o solstício de verão. O que era para ser comemorado durante alguns minutos passou a ser feriado.

Hoje, a ideia se expandiu para vários países, nós mesmo temos nossa Virada Cultural em SP, que acontece desde 2005. Mesmo tendo sido inspirada de outro evento francês, La Nuit Blanche (Noite em Branco), que acontece em Paris desde 2002, a nossa Virada lembra bem o ambiente da Fête de la Musique.


E no dia 21 de junho a festa é geral! Tem de tudo, em todos os lugares. Desde os cantos mais oportunos onde os entusiastas se apresentam. Eu mesmo já fiz duo de violão com um amigo sob a Tour Eiffel! rsrs, acho que não havia ninguém assistindo, mas o que importa é fazer as coisas em primeiro lugar para si mesmo, não é? São praças e parques com shows organizados, salas de concertos pagos, apresentações de rua, uma programação de ficar perdido. A música nas ruas e no ar, comemorando o sol, como em tempos pagãos! Tenha um vinho e uma baguette-fromage (pão com queijo) em mãos e curta a festa como um vrai français! Franceses em seu savoir vivre!


Não deixe de ir à França, e em especial a Paris, nesta data especial, que fica ainda melhor por ainda não estar tão quente.


Deu vontade? Saiba mais sobre a festa nos links abaixo:




 
 
 

Comentários


bottom of page